
É diversidade que você quer? A Semana Rainbow te dá!
por Vitor de Almeida. 27/08/2018.

A Feira da Diversidade encerrou a Semana Rainbow da UFJF com chave de ouro e deixando um gostinho de quero mais. E se teve algo nessa feira, foi diversidade. Teve bazar, brechó vintage, feira gastronômica, educação sexual, lançamento de livro, DJ e performance de drag queen. Teve arte, música e cultura. E como teve! Iluminada com luzes de todas as cores do arco-íris, a Feira aconteceu na Casa da Cultura da UFJF e deixou o domingo na Avenida Rio Branco muito mais colorido.
Para quem chegou no local da Feira, a recepção acontecia com distribuição de uma cartilha educativa sobre as questões que compõem a diversidade LGBTQIA+ e de preservativos. A cartilha trazia informações valiosas de forma didática e acessível sobre orientação sexual, identidade de gênero e muita visibilidade trans. Roney Polato, professor da Faculdade de Educação e criador da cartilha, em trabalho conjunto com os bolsistas da Diretoria de Ações Afirmativas, disse que essa é uma inovação da Semana Rainbow, que tentou pensar para além dos eventos culturais e artísticos, fazendo circular uma informação entre aqueles que às vezes não são afeitos à temática. Polato explicou que o objetivo principal da cartilha é explicar de forma clara e objetiva determinados conceitos e ideias importantes para que as pessoas passem a lidar de forma melhor com a diversidade, dentro e fora da universidade.
No primeiro e segundo andar da Casa, diversas exposições apresentavam aos visitantes as muitas maneiras de ser e existir. A exposição 'FosFLORescências', de Carolina Bezerra, apresentava fotografias de temática drag, com participação de estudantes da UFJF afirmando-se dentro do campus com muito questionamento, força, beleza. Arte na sua mais pura forma. Esta era apenas uma das várias exposições do local, que contava também com destaques como a ‘Plural’, vinda diretamente do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo e a ‘TransBordados’, com bordados de temática trans. Um arraso.
Enquanto o ambiente do museu era mais silencioso e de reflexão, os fundos da Casa recebiam os visitantes com o melhor da música pop, através da DJ Donatela Araújo, sucesso do cenário drag juiz-forano. No Mercado Vintage, o que não faltava era cor. Bazares e brechós enchiam o espaço com roupas de muito estilo e aquele precinho delícia. E falando em delícia, tinha crepes feitos na hora e lojinhas com doces para todos os gostos. Os lojistas recebiam todas e todos com sorriso, simpatia e boa conversa, tornando a experiência de passar pela Feira algo mais enriquecedor do que apenas fazer compras. “Eu sinto que o brechó tem se tornado um objeto cultural em Juiz de Fora e um evento que vem ser um evento afirmativo e de resistência, casou muito bem com a minha proposta”, conta Fernanda, de 29 anos, dona do Brechó da Su. “Acaba sendo a resistência de um grupo identitário se afirmando junto com a resistência de uma nova faceta cultural e comercial da indústria da moda”, conclui.
No final da tarde, e para encerrar a Feira da Diversidade, que por sua vez, encerrava a Semana Rainbow, a cantora Titiago apresentou o show DIVAS. Além de cantar uma música autoral, a drag também arrasou no Lip Sync ao lado de seus dançarinos, dublando sucessos de várias divas pop internacionais, como Britney Spears, Lady Gaga, Beyoncé, Rihanna e Katy Perry. “Eu amo Juiz de Fora”, disse Titiago, entre os pedidos para tirar fotos após o show, “A gente tem que amar e valorizar a nossa cidade. É muito bacana existir a Semana Rainbow da UFJF que valoriza os artistas locais”. Para a cantora, eventos como esse são fundamentais para a cultura local e devem ser incentivados ainda mais.
A Semana Rainbow da UFJF chegou ao seu fim, mas deixou sua marca na cidade. Essa edição conseguiu tocar e envolver Juiz de Fora ainda mais na luta contra a discriminação, intolerância e falta de conhecimento a respeito das diversas formas de ser. Que venha a edição de 2019!