
Ouça agora "Aquae Sulis", álbum autoral independente de pianista juizforano
por Vitor de Almeida. 01/12/2018.

Nícolas Glanz durante o lançamento de Aquae Sulis.
Em harmonia com o mês do Músico, comemorado anualmente no Brasil no dia 22 de novembro, o jovem pianista juizforano Nícolas Glanz lança, aos 23 anos, seu primeiro álbum inteiramente autoral, de forma independente. Em um evento que lotou a Estação Palco, associação cultural localizada no centro da cidade, Nícolas apresentou ao vivo as faixas de Aquae Sulis, além de tocar, junto com convidados, músicas diversas.
Aquae Sulis, antiga cidade do império romano cujo nome remete às nascentes e termas da região na qual hoje é localizada a cidade de Bath, no Condado de Somerset, Inglaterra, serviu de inspiração para a segunda faixa da obra, que também recebeu esse nome, durante a estadia de Nícolas no local enquanto fazia intercâmbio universitário. Formado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o pianista conta que compôs a música como forma de homenagem à cidade. "A primeira coisa que fiz na Universidade de Bath foi ir para a sala de piano", lembra Nícolas. "Podíamos tocar uma hora por dia e aproveitei para compôr a música".
O pianista diz que contou com o apoio e participação do irmão, Davi Glanz, na composição de algumas faixas do álbum. Também músico, Davi é baterista e subiu ao palco durante o lançamento para apresentar algumas músicas ao lado de Nícolas. Confira abaixo a apresentação ao vivo da primeira faixa do álbum, intitulada Giz, e um pouco do que rolou no lançamento:
Produção e edição de vídeo/imagens/som: Vitor de Almeida
Aquae Sulis
O projeto independente consiste em 11 faixas principais inéditas, além de duas faixas bônus, e já pode ser acessado nas plataformas de streaming de música Spotify, Deezer e SoundCloud, e também no Youtube.
Com influências de Chopin, Debussy e Rachmaninoff, Aquae Sulis apresenta-se como uma obra eclética e moderna, uma vez que até em seus momentos mais eruditos, como nas faixas Zhàngpéng, Egun, Masakh e Augen, é possível identificar alguns elementos e acordes do jazz e do rock. A bagagem de Nícolas e suas experiências com a elaboração de trilhas sonoras também se mostraram presentes, principalmente nas faixas Khiazran, Jìngpìan, Savali e Héchuáng. As faixas Giz e Pepper demonstram a versatilidade e talento do pianista para o jazz. São pontos mais descontraídos e alegres do álbum, enquanto Aquae Sulis e Sil, sendo esta última uma homenagem para sua mãe, surgem como momentos mais fortes e intensos, com inclinação para a música clássica.
Aquae Sulis é uma aventura deliciosa, com momentos descontraídos e rupturas dramáticas que reafirmam o alto nível dos artistas de Juiz de Fora. É um álbum necessário e pertinente para o cenário cultural local, mas que não limita sua potência às nossas fronteiras. Está aqui e além. O álbum acaba de ser lançado digitalmente, em parceria com o site Tô cult! Corre pra ouvir!

Capa de Aquae Sulis
Conheça Nícolas Glanz
Veja abaixo uma entrevista com o pianista no nosso recém estreado canal do Youtube. Nícolas descreve um pouco mais do processo de criação de Aquae Sulis e aborda também o cenário cultural de Juiz de Fora e a importância de uma educação musical desde a infância. No final, uma apresentação exclusiva da faixa Sil. Solta o play e inscreva-se no canal!